Urnas abrem às 7h neste domingo; até 10h, a preferência é para idosos

Saiba quais as medidas de segurança contra Covid-19 a serem tomadas.

Pela primeira vez, brasileiras e brasileiros vão participar de uma eleição em meio a uma pandemia que já tirou a vida de mais de 160 mil compatriotas. Por isso, os cuidados com a saúde devem ser redobrados.

O horário de votação foi antecipado em uma hora. Agora, as zonas eleitorais abrem as portas a partir das 7h. O primeiro horário, das 7h às 10h, será reservado aos idosos. Portanto, quem tem menos de 60 anos só deve comparecer para votar a partir das 10h.

Caso apresente febre no próximo domingo, dia 15, o eleitor deve ficar em casa. Ao ir votar, no transporte, a recomendação é manter a distância de, no mínimo, 1 metro das outras pessoas. Nas filas e seções eleitorais, é preciso respeitar a marca sinalizada com adesivos no chão.

Se possível, vá sozinho, sem as crianças, por exemplo. E o uso de máscaras deve ser desde o momento que sair de casa até a volta, como destacou o presidente do TSE, o ministro Luís Roberto Barroso.

Nos locais de votação, não é permitido se alimentar, beber ou fazer qualquer outra atividade que exija retirar a máscara.

A recomendação é que o eleitor leve a própria caneta para usar na hora de assinar a ficha de presença. A identificação deve ser feita à distância. Basta mostrar o documento oficial com foto esticando os braços em direção ao mesário. Se houver dúvida, o mesário pode pedir para o eleitor dar dois passos para atrás e abaixar brevemente a máscara para conferir com a foto do documento. E, claro, higienize as mãos com álcool em gel antes e depois de votar.

 

Fonte: Rádio Agência Nacional

Comentários