Governo da Bahia suspende ponto facultativo do Carnaval

Folia já tinha sido cancelada no estado

Mesmo com o carnaval já cancelado, a prefeitura de Salvador e o governo da Bahia decidiram suspender o ponto facultativo dos dias 15, 16 e 17 de fevereiro, ou seja, segunda e terça-feira de carnaval e a quarta-feira de cinzas.

Com isso, os baianos não terão folga no carnaval. Serão dias úteis. A decisão tomada em conjunto pelo governo estadual e pela prefeitura da capital baiana foi no sentido de evitar possíveis aglomerações, mesmo com o carnaval oficial já cancelado.

A Bahia seguiu o mesmo caminho do Piauí e do Ceará, que também suspenderam o ponto facultativo do carnaval. A prefeitura de Belo Horizonte também já anunciou que a cidade não terá ponto facultativo no carnaval neste ano.

Lembrando que carnaval não é um feriado oficial nacional, o que dá poder para os governos locais decidirem se serão ou não dias úteis. O Piauí, inclusive, publicou novo decreto proibindo qualquer evento ou festa de carnaval até o dia 21 de fevereiro, seja prévia de bloco, festa privada ou pública, em local aberto ou fechado,

Outros governos, como o do Maranhão e de Alagoas, ainda estudam o que fazer com o ponto facultativo do carnaval, se mantém ou não o feriado.

No Rio de Janeiro, apesar da festa cancela, a prefeitura manteve o ponto facultativo na segunda e o feriado. Já a prefeitura de São Paulo capital ainda não se manifestou sobre o tema. Por outro lado, o município de Guarulhos, na grande São Paulo, cancelou o ponto facultativo. Já os municípios do Grande ABC, também em São Paulo, resolveram manter o ponto facultativo, apesar das festas já canceladas.

 

Fonte: Agência Brasil

Comentários