Secretário de Saúde de Duque de Caxias vacina pessoas no meio da rua

Homem que fez o registro afirma que a aplicação do imunizante foi feita sem registro dos vacinados nem protocolos necessários ao procedimento

O secretário municipal de Saúde de Duque de Caxias, José Carlos de Oliveira, foi flagrado aplicando vacinas que combatem a Covid-19 no meio da rua. Nas imagens, o homem que fez o registro afirma que a aplicação do imunizante foi feita sem registro dos vacinados nem protocolos necessários ao procedimento.

Ainda no vídeo, é possível ver José Carlos abordando pessoas nos carros para aplicar a dose. Algumas delas, descem do carro para receber a vacina. 

"Aí, aleatório. Não faz um cadastro da pessoa, não pergunta nome, nem nada. Só aplica a vacina. As pessoas passam, e ele chama", relata o homem no vídeo. 

Elas descem dos veículos e recebem as vacinas em pé, na rua. O secretário é acompanhado por um homem que segura um isopor, onde as doses estão guardadas.

Apesar das imagens, a Prefeitura de Duque de Caxias informou que o município segue todos os protocolos e que os vacinados são cadastrados.

O secretário estadual de Saúde, Carlos Alberto Chaves, ficou "horrorizado".

"Esse tipo de ação atrapalha a vacinação", disse Chaves.

'Caso de polícia'

Na sexta-feira (5), o secretário de estado de Saúde, Carlos Alberto Chaves, reconheceu que o sistema de vacinação do Rio de Janeiro apresenta falhas e disse que os casos irregulares devem ser punidos já que são “caso de polícia”.

De acordo com Carlos Alberto Chaves, há três situações que serão fiscalizadas:

  • Xepa – distribuição de doses excedentes para pessoas fora do grupo prioritário;
  • Uso Irregular – aplicação de segunda remessa para pessoas que ainda não foram vacinadas;
  • Caravanas para vacinação – grupo de pessoas que se desloca para outro município para se vacinar.

 

Fonte: O Dia / G1

Comentários