News



foto

Ato Público Na Praça

Foto: Luana Mozer

Moradores e instituições locais fazem ato público na praça da Mantiquira

Ato foi pela preservação ambiental e contra a proposta de construção de um aterro sanitário no distrito.

Moradores do distrito de Xerém e organizações sociais realizaram um ato público na manhã deste sábado dia 24, na praça da Mantiquira em Xerém.

O ato público foi pela preservação ambiental do distrito que tem grande parte do seu território coberto por mata atlântica da reserva biológica de Tíngua, uma área de conservação federal, e também contra a proposta da construção de um aterro sanitário na região, projeto que foi noticiado na imprensa em abril deste ano.

Participaram do ato moradores do distrito e instituições do município de Duque de Caxias como os Trabalhadores Rurais da Força Sindical e Grupo de Escoteiros João XXIII, grupo 35 GE de Petrópolis.
O ato contou também com presença de professores do município e do Estado

Durante o ato, houve a distribuição de mudas que foram doadas por donos de floras de Petrópolis trazidas pelo grupo de escoteiros João XXIII e grupo 35 GE, com o objetivo de incentivar a população a arborização de suas casas. Também houve a distribuição de panfletos explicativos sobre Aterro Sanitário.

Os escoteiros fizeram oficina sobre compostagem e de como fazer sabão caseiro com o objetivo de incentivar o uso de restos de alimentos orgânicos para a compostagem e a reutilização dos óleos de cozinha para fazer sabão caseiro.

Alguma instituições participantes disseram que o referido processo sobre a instalação do aterro sanitário foi cancelado no Inea.

A produção da reportagem tentou contato com o Instituto Estadual do Ambiente, o Inea, para falar sobre o assunto, mas ninguém atendeu as ligações.

24/06/2017

15:08:27