News



foto

Cratera Na Br 040

Foto: Arquivo Internet

Cratera se abre próximo a BR 040 em Petrópolis derrubando imóveis

Moradores acusam a obra da nova subida da serra como causas do acidente. Pista de descida está totalmente interditada.

Uma cratera se abriu na pista de descida da Rodovia BR 040 na serra de Petrópolis, região serrana do Rio na manhã desta terça feira (07).

Em redes sociais moradores acusavam as obras da nova pista de subida da serra de Petrópolis como causadoras do problema.

Segundo a Defesa Civil de Petrópolis, o acidente aconteceu na Comunidade do Contorno, onde uma cratera de 70 metros de altura se abriu e engoliu uma casa. De acordo com o órgão, 50 casas e uma escola foram evacuadas na tarde desta terça.

Ainda de acordo com a Defesa Civil, o deslizamento aconteceu próximo a uma área onde está sendo construído o túnel da Nova Subida da Serra de Petrópolis. As obras que possui um túnel de cinco quilômetros de extensão, conforme explica o órgão, estão paradas há mais de um ano. Denúncias de superfaturamento e sobrepreço foram apontadas pelo Tribunal de Contas da União, o TCU.

A Concer, concessionária que administra a via, responsável pelas obras do túnel, por meio de nota informou que "especialistas já iniciaram a avaliação técnica do local. Entretanto, ainda é prematuro apontar a causa ou as causas do incidente".
A concessionária também informou que está dando toda assistência necessária às famílias que foram retiradas do local.

A Prefeitura de Petrópolis informou na tarde desta terça-feira (7) que vai entrar com queixa crime contra a Concer devido ao acidente na Comunidade do Contorno. Além disso, o município afirmou que acionou o Ibama, responsável por conceder as licenças ambientais para as obras de duplicação da BR-040, para que seja feita uma vistoria na áreas e também a identificação das causas do desabamento.

A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) também foi acionada pelo município, uma vez que é a fiscalizadora do contrato da Concer e respondeu, por meio de nota, que está acompanhando de perto as ações da concessionária para minimizar os impactos do incidente e amparo às famílias afetadas pelo deslizamento.


07/11/2017

17:39:52