News



foto

Sirenes De Alerta

Foto: Arquivo Serra Verde

Chuvas de verão preocupam moradores de Xerém

Governo do estado disse que sirenes de alerta não estão funcionando. Choveu forte no último fim de semana.

Moradores de Xerém estão preocupados com as chuvas de verão. Apesar do mês de dezembro do último ano ter sido de pouca chuva, janeiro de 2018 começou com chuvas mais intensas na região.
No último fim de semana fortes chuvas atingiram vários pontos do estado, inclusive Xerém e região serrana, mais nenhum incidente grave foi registrado.
Mesmo assim os moradores do distrito ficam apreensivos, muitos ainda lembram do desastre natural que atingiu a região no dia 03 de Janeiro de 2013.
"Disseram que as sirenes de Alerta não estão funcionando, pois na última chuva forte da semana passada eu não ouví tocar" reclama o morador Roberto Pereira morador do bairro Mantiquira em Xerém.
" Ficamos preocupados, principalmente a noite, as vezes fico sem dormir na minha casa. Ano passado uma senhora moradora no morro dos cabritos morreu em um deslizamento" desabafa a moradora Rose Silva, moradora do bairro pedreira, se referindo a senhora Luizete Paes dos Santos, de 69 anos que morreu em um deslizamento de terra em Xerém após uma chuva forte em dezembro de 2016.
Dês de que o contrato entre o governo do estado e uma empresa que fazia a manutenção do sistema de sirenes venceu, muitas sirenes ficaram sem funcionar.

A produção desta reportagem entrou em contato com a Secretaria Estadual de Defesa Civil, que afirmou através de nota que atualmente as sirenes de Duque de Caxias e de outros 10 municípios do Estado (Cachoeiras de Macacu, Mangaratiba, Barra Mansa, Areal, Barra do Piraí, Queimados, São João de Meriti, São Gonçalo, Magé e Angra dos Reis) estão inoperantes. A liberação do edital de licitação fica a cargo do Tribunal de Contas do Estado (TCE). A Secretaria de Estado de Defesa Civil (Sedec) trabalha nos ajustes determinados pelo órgão para dar andamento ao processo.

Procurada, a Prefeitura Municipal de Duque de Caxias informou que através da Subsecretaria Municipal de Defesa Civil, faz o monitoramento constante do nível dos rios da cidade, por meio de pluviômetros, a fim de acompanhar e garantir a segurança dos moradores especialmente em períodos de chuvas intensas. A prefeitura informou ainda que o volume de chuva registrado nos últimos dias no município não foi significativo a ponto de acionar a sirene de alerta instaladas em nenhuma localidade.

A Defesa Civil de Duque de Caxias, informou que as sirenes estão funcionando por acionamento manual, através da ação dos agentes e dos Núcleos Comunitários de Defesa Civil (Nudecs) que atuam nos quatro distritos, desde que o Governo do Estado desligou o sistema automático. Atualmente, a Prefeitura utiliza o sistema de SMS do Cemaden (Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais) para informar a população, permitindo uma comunicação rápida e direta com os moradores de áreas de risco. A prefeitura disse que neste ano vai buscar a captação de recursos para reativação do sistema de sirenes.

10/01/2018

15:01:42