News



foto

Secretário André Xavier Em Entrevista A Rádio

Foto: Arquivo Serra Verde

Defesa Civil de Duque de Caxias reativa sirenes de alerta e alarme em Xerém.

Em entrevista a Serra Verde FM, subsecretário André Xavier havia prometido reativar as sirenes para este verão.

A Prefeitura de Duque de Caxias, através da Defesa Civil do município, em parceria com o Cemaden RJ (Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais), deu início na segunda quinzena do mês passado , ao serviço de recuperação do Sistema de Alerta e Alarme por Sirenes, que estavam desativadas desde maio de 2016. Serão recuperadas 18 estações de sirenes do serviço de alerta e alarme, distribuídas em áreas de risco para inundações e deslizamentos, nos quatro distritos do município.

O sistema de sirenes emite alerta - em caso de risco iminente de deslizamento ou inundação - à população que reside em áreas mapeadas como de alto risco no município. O alerta é emitido através do som de sirene e mensagem de voz, que são acionados por agentes da Defesa Civil.
Segundo o Subsecretário de Defesa Civil de Duque de Caxias, André Xavier, "A recuperação do sistema de aletra e alarme por sirenes no município, sempre foi um desejo do prefeito Washington Reis. Seguindo esta determinação, trabalhamos muito desde o início do governo, buscando recursos e parcerias para a retomada do serviço que é fundamental para proteger a vida das famílias que residem em área de risco no município". O sistema funciona de forma que a população seja avisada com o máximo de antecedência possível, para que possam se abrigar em lugar seguro antes que o sinistro ocorra.

Em entrevista ao programa Espaço Aberto da Rádio Serra Verde FM em Janeiro do ano passado, o Subsecretário André Xavier ouviu diversas cobranças de moradores de Xerém sobre a reativação das sirenes e prometeu buscar meios de reativá-las para o verão de 2019.

As primeiras estações reativadas pela Defesa Civil Municipal estão localizadas no distrito de Xerém. A região sofreu, em janeiro de 2013, com uma grande enxurrada que deixou cerca de mil moradores desalojados e desabrigados, além de provocar duas mortes.

As estações de alerta e alarme por sirenes em Xerém estão instaladas nos seguintes locais: Rodoviária de Xerém (próximo à comunidade Café Torrado) e nos bairros Pocilga, Garrão, Santo Antônio, Amapá e Piauí (entrada de Xerém). As demais localidades monitoradas pelo sistema no município são: Jardim Gramacho, Pantanal, Parque Fluminense, Pilar, Centenário, Corte Oito, Jardim Anhangá, Parque Paulista e Vila Urussaí.
A Defesa Civil de Duque de Caxias atua em prontidão 24 horas. Para acionar a Defesa Civil, em caso de emergência, ligue: 0800 0230 199 ou 199.

O Rio de Janeiro é o estado com maior número absoluto de cadastros no serviço de alertas via SMS da Defesa Civil. Em todo o território fluminense, já são mais de 900 mil inscrições feitas. A meta é chegar a um milhão de CEPs registrados até o fim do ano. Só na capital, são mais de 389 mil celulares programados para receber os avisos. O serviço é gratuito.
Para se cadastrar, basta enviar o CEP de interesse via torpedo (SMS) para o número 40199.

03/01/2019

10:41:54