News



foto

Mutirão De Exames.

Foto: Arquivo Prefeitura

Prefeitura de Duque de Caxias promove mutirão de exame preventivo.

O mutirão será neste sábado dia 23 em várias unidades de saúde do município.

A Prefeitura de Duque de Caxias, através da Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil, realizará no próximo sábado, 23/02, mais um mutirão de coleta de exame preventivo (Papanicolau) no município.

O mutirão acontece das 8h às 13h, no CRAESM - Centro de Referência e Atenção Especializada à Saúde da Mulher, em Xerém, e Unidades Básicas de Saúde (UBS) espalhadas nos quatro distritos.

O exame preventivo para câncer de colo de útero (Papanicolau) é um exame que deve ser prioridade para todas as mulheres sexualmente ativas. Mulheres que já tiveram atividade sexual e têm entre 25 e 64 anos de idade, devem fazer o exame periodicamente. Mulheres grávidas também podem fazer o exame, a não ser que tenham restrições médicas.

O ideal é realizá-lo uma vez por ano. Este exame pode diagnosticar alterações causadas pelo HPV, câncer do colo de útero e lesões ocasionadas por ele; infecções vaginais; inflamações vaginais; e algumas DSTs (Doenças Sexualmente Transmissíveis).

Para agilizar e prestar um melhor atendimento, a Secretaria Municipal de Saúde recomenda que as mulheres façam o agendamento, até sexta-feira (22), em uma das Unidades Básicas de Saúde (UBS) participantes.

Confira os endereços das unidades de saúde que participam do mutirão:

- CRAESM – Centro de Referência e Atenção Especializada à Saúde da Mulher (Rua 25 de Agosto, nº 1 – Vila Santa Alice, Xerém)
-⁠ UBS Antônio Granja (Rua General Moreira Sampaio -⁠ Parque Fluminense)
-⁠ UBS Alayde Cunha (Rua Castro Alves – Copacabana)
-⁠ UBS Barão do Amapá (Rua Andreia – Parque Barão do Amapá)
-⁠ UBS Edna Siqueira Sales (Rua Paracatu – Jardim Gramacho)
- UBS José Camilo dos Santos (Rua Agostinho de Oliveira, nº 615 – Jardim Primavera)
-⁠ UBS José de Freitas (Praça José de Jesus – Vila Operária)
-⁠ UBS Sarapuí (Av. Pelotas – Sarapuí)

Fonte: Prefeitura De Duque De Caxias

21/02/2019

16:27:34