Rio de Janeiro pode ter neve nesta semana

Nova onda de frio deve derrubar as temperaturas nas áreas de serra.

Com a chegada de uma nova onda de frio, o Rio de Janeiro pode ter neve na próxima semana. Mais precisamente no Parque Nacional de Itatiaia. Modelos meteorológicos têm mostrado que aumentou a possibilidade de cair uma nevasca na Serra da Mantiqueira, onde fica a área protegida.

De acordo com o Climatempo, as simulações revelam que o frio será ainda mais intenso no Brasil nos próximos dias. E além de resultar em neve no Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, pode provocar nevasca no Sudeste na madrugada da quarta-feira, 28 de julho.

O serviço de meteorologia informa que a chance de neve ainda é pequena e restrita, mas é real. O Parque Nacional de Itatiaia está localizado a 3.340 metros de altitude e costuma fazer frio no inverno. No começo de julho, o local registrou temperatura de -14,8° C, na Estação do Campo Belo.

Caso a previsão se confirme, não será o primeiro registro de neve no Parque Nacional de Itatiaia. Em 2012, uma nevasca caiu na parte mais alta da unidade de conservação, como resultado da baixa temperatura de -9° C somada à elevada umidade do ar.

A mais intensa nevasca registrada no parque ocorreu em 1985. Na ocasião, várias famílias foram pegas de surpresa durante o feriado prolongado de Corpus Christi, em junho, e tiveram que deixar seus carros nas estradas de acesso, onde os veículos foram cobertos por cristais de gelo.

O Frio também deve ser intenso em municípios da Região Serrana e arredores, com temperaturas abaixo dos 10 Graus.

Na ultima onda de Frio a uma semana atrás, o distrito de Xerém chegou a registrar 07 ghraus de temperatura em alguns pontos.

 

Comentários