Porto Alegre ultrapassa os 40ºC pela terceira vez na história e registra sensação térmica de 45ºC

Termômetros marcaram 40,1ºC na tarde de domingo (16). Segundo o Climatempo, a marca só tinha sido atingida anteriormente em 2014 e em 2019.

Além de ser a Capital mais quente do Brasil, as temperaturas de Porto Alegre alcançaram mais uma marca histórica no domingo (16): foi a terceira vez que os termômetros ultrapassaram os 40ºC desde o início das medições do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), em 1909. A sensação térmica foi de 45ºC.

A medição na estação meteorológica no Jardim Botânico apontou que a Capital chegou a 40,1ºC.

O recorde absoluto foi registrado em 6 de fevereiro de 2014, com 40,3ºC. E, há dois anos, em meio a uma onda de calor pouco antes do Ano Novo, a Capital registrou 40,1ºC.

Quase 42°C no interior do RS

No interior, algumas cidades tiveram um domingo ainda mais quente. Uruguaiana chegou até 41,8ºC, a maior temperatura do ano no estado, e também o recorde no Brasil, segundo a Climatempo. Até então, a maior temperatura havia sido Quaraí, com 41,5ºC, no dia 12 de janeiro.

Depois de dias escaldantes, o calor começa a baixar a partir desta segunda (17) no estado, com o aumento da nebulosidade e as pancadas de chuva. No domingo (16), alguns municípios já registraram chuva.

Segundo a Climatempo, a frente fria traz ventos de origem polar que ajudam a refrescar o ar, especialmente a partir de terça.

Além disso, o estado pode ter chuva forte, com risco de raios, ventos intensos e acumulados elevados em alguns pontos. 

 

Fonte: G1

Comentários