Ministério da Saúde monitora 2 casos suspeitos de varíola dos macacos

Um dos suspeitos está no Ceará e o outro, em Santa Catarina. O Ministério da Saúde afirmou que está em contato com os estados para apoiar o monitoramento e as ações de vigilância.

O Brasil ainda não tem nenhum caso confirmado de varíola dos macacos, mas já tem dois suspeitos. A informação foi divulgada nesta segunda-feira pelo Ministério da Saúde.

Um dos suspeitos está no Ceará e o outro, em Santa Catarina. O Ministério da Saúde afirmou que está em contato com os estados para apoiar o monitoramento e as ações de vigilância. Uma terceira pessoa está sendo monitorada no Rio Grande do Sul, mas ainda não foi classificada como suspeita.

A secretaria de Saúde do Ceará informou que a pessoa suspeita de ter contraído a doença mora em Fortaleza e que no momento está em isolamento e passa por exames. Ainda de acordo com a Secretaria, o indivíduo não viajou para nenhuma área de contaminação já detectada ou manteve contato com pessoas infectadas.

Em Santa Catarina, a secretaria de saúde local informou que se trata de uma mulher, de 27 anos, e que no momento está internada na cidade de Dionisio Cerqueira. Ela apresentou sintomas no último dia 24 e aguarda resultados dos exames.

O Médico Infectologista, Fabio Gaundezi faz um alerta, ao primeiro sinal de sintomas é preciso buscar atendimento médico. Ele alerta que entre os sintomas estão febre, dor de cabeça e lesões na pele.

Geralmente, a varíola dos macacos passa de animais para humanos, mas especialistas investigam como a doença está sendo transmitida, diante de tantos casos espalhados pelo mundo.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde cerca de 250 casos de varíola dos macacos foram confirmados no mundo em cerca de 20 países que não têm a doença como endêmica. Nenhuma morte foi registrada até o momento.

O Ministério da Ciência Tecnologia e Inovações criou um grupo técnico temporário para acompanhar os desdobramentos da possível chegada no vírus no Brasil.

 

 

Com informações da Rádio Agência Nacional

Comentários

Arquivo de Notícias
Publicidade
Categorias