Eleitores já podem se cadastrar para votar em trânsito em outubro

É possível fazer o pedido em qualquer cartório eleitoral Share on WhatsApp Share on Facebook Share on Twitter Share on Linkedin

A partir desta segunda-feira (18) os eleitores podem se cadastrar para votar em trânsito na eleição de outubro. É aquela modalidade em que, mesmo fora do domicílio eleitoral, é possível fazer valer a sua vontade.

O advogado Pedro Rodrigues Gonçalves Leite vai se inscrever para votar em trânsito este ano.

É possível fazer o pedido em qualquer cartório eleitoral. Para isso, é necessário comparecer presencialmente e levar um documento oficial com foto.

Além do voto em trânsito, será possível pedir a transferência temporária de seção eleitoral para situações específicas. Entre elas, as pessoas com mobilidade reduzida, a população privada de liberdade e os trabalhadores das Forças Armadas, de órgãos de segurança e da Justiça Eleitoral que estarão longe de casa, a serviço, no período das eleições.

O assessor de Gestão Eleitoral do Tribunal Superior Eleitoral, Thiago Fini, explica como funciona essa transferência temporária.

Em todos os casos de transferência temporária de seção eleitoral, incluindo o voto em trânsito, o prazo começa nesta segunda e termina no dia 18 de agosto.

E atenção: quem fizer o pedido de transferência, mas estiver na cidade em que vota na data da eleição, não vai poder votar e terá que justificar a ausência.

 

Com Informações da Agencia Nacional

Comentários

Arquivo de Notícias
Publicidade
Categorias