Apenas 55% da população mora em cidades com acesso a rede de esgoto

Os dados foram divulgados nesta terça-feira e fazem parte do Diagnóstico Temático da Gestão Técnica de Esgoto do Ministério do Desenvolvimento Regional

Apenas 55% da população brasileira mora em cidades que tem acesso a redes de esgoto. O resto dos municípios usa soluções alternativas, como fossas, ou simplesmente jogam o esgoto em algum rio ou curso d'Água.

Os dados foram divulgados nesta terça-feira e fazem parte do Diagnóstico Temático da Gestão Técnica de Esgoto do Ministério do Desenvolvimento Regional.

O coordenador substituto da Coordenação de Informação de Estudos e Pesquisas, Sérgio Brasil, fala sobre a desigualdade de acesso entre as regiões do Brasil: “A gente vê que existe uma variação muito grande entre as macrorregiões. A gente vai desde 13,1% no Norte, passando por 30,3% no Nordeste, vai subindo os valores para o Sul, Centro-Oeste, chegando em até 80,5% na macrorregião Sudeste”.

O levantamento se baseia em indicadores fornecidos por 85% dos municípios existentes no Brasil.

O Plano Nacional de Saneamento Básico considera como formas adequadas de atendimento de esgoto a coleta seguida de tratamento ou o uso de fossa séptica.

 

Com informações da Agencia Brasil

Comentários

Arquivo de Notícias
Publicidade
Categorias